px

FFMS | Mês da Ciência e da Educação 2020

Out 9, 2020 | Notícias

Entre outubro e novembro, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) propõe um programa inteiramente digital dedicado aos excelentes motivos pelos quais podemos ter esperança na ciência.

 

Série de Conferências FFMS sobre “A Esperança na Ciência”

 

  • Entre o aparecimento da vida em vulcões submarinos e as naves movidas a energia solar, estamos nós: a ciência e a civilização cresceram juntas. Ann Druyan, coautora (com Carl Sagan) da série televisiva «Cosmos» e autora do recente livro «Cosmos: Mundos Possíveis», conta-nos essa história com a eloquência ímpar que a consagrou na divulgação científica.

 

  • Porque a comunicação de ciência é uma necessidade tornada ainda mais evidente com a Covid-19, falaremos do melhor modo de comunicar ciência ao público em geral. Dois membros da rede de cientistas portugueses GPS – Global Portuguese Scientists — Ana Godinho (CERN) e Pedro Russo (Leiden) — informam-nos sobre o modo como se faz hoje, no mundo, o ensino informal da ciência.

 

  • Perante o oceano de (des)informação em que estamos mergulhados, é caso para perguntar: porquê confiar na ciência? A isso nos responderá Naomi Oreskes, professora em Harvard, colunista da Scientific American e autora de um livro que tem precisamente essa pergunta como título.

 

  • Discutiremos também — com a participação de Nahid Bhadelia, médica especialista em doenças infecciosas da Universidade de Boston — o modo como podemos preparar-nos para uma eventual segunda vaga da atual pandemia e para outras futuras pandemias.

 

  • E falaremos ainda — com o contributo de Elissa Epel, psicóloga da Universidade da Califórnia – São Francisco, e coautora do livro «A Ciência da Juventude» — acerca do prolongamento do tempo de vida saudável, cujo sucesso, hoje como antes, reside na ciência.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: FFMS/MC