Cinco cidades europeias, entre as quais Guimarães, estão a mostrar o caminho para a resiliência e a sustentabilidade ao entrarem na fase final do Prémio Capital Verde Europeia!
Graz (Áustria), Guimarães (Portugal) e Vilnius (Lituânia) são os finalistas ao título de Capital Verde Europeia 2025 para cidades acima dos 100.000 habitantes.
O Prémio Capital Verde Europeia, da Comissão Europeia, reconhece e recompensa os esforços locais para melhorar o ambiente e, por conseguinte, a economia e a qualidade de vida nas cidades.
As cidades são selecionadas com base no seu compromisso em enfrentar os desafios ambientais urbanos e o prémio é atribuído todos os anos a uma cidade que lidera o caminho para uma vida urbana respeitadora do ambiente.
Os Prémios Capital Verde Europeia analisam as realizações das principais cidades sustentáveis da Europa em sete indicadores ambientais:
- Qualidade do Ar
- Água
- Biodiversidade, Áreas Verdes e Uso Sustentável da Terra
- Resíduos e Economia Circular
- Ruído
- Mitigação das Mudanças Climáticas
- Adaptação às Mudanças Climáticas
Os vencedores serão anunciados na Capital Verde Europeia deste ano, Tallinn (Estónia), a 5 de outubro de 2023.
As cidades finalistas apresentar-se-ão a um painel de jurados no início de outubro, mostrando a sua visão ambiental global e governação, bem como a estratégia de comunicação para o seu ano de título, caso vençam.
O vencedor da Capital Verde Europeia receberá um prémio financeiro de 600 000 euros para implementar a sua estratégia e envolver os seus cidadãos e partes interessadas para se tornarem ativos.
Saiba tudo no website Capital Verde Europeia.
Fonte: CE