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Inclusão e Educação: Todos, sem exceção

Fev 1, 2021 | Notícias

 

Nunca foi tão crucial tornar a educação um direito universal e uma realidade para todos.

 

O nosso mundo, em rápida transformação, enfrenta grandes desafios – das ruturas tecnológicas à mudança climática, passando por conflitos, deslocamento forçado de pessoas, intolerância e ódio – que ampliam ainda mais as desigualdades e terão impacto nas próximas décadas.

 

A pandemia da COVID-19 expôs e aprofundou ainda mais essas desigualdades e a fragilidade de nossas sociedades. Mais do que nunca, nós temos a responsabilidade coletiva de apoiar os mais vulneráveis e desfavorecidos, ao mesmo tempo em que ajudamos a reduzir as fissuras sociais duradouras que ameaçam a nossa humanidade comum.

 

Diante desses desafios, as mensagens do Relatório GEM 2020 sobre inclusão na educação são ainda mais graves. O Relatório alerta para o facto de que as oportunidades educacionais continuam a ser distribuídas de forma desigual. Muitos estudantes ainda encontram grandes barreiras a uma educação de qualidade. Mesmo antes da atual pandemia, um em cada cinco adolescentes, jovens e crianças estava totalmente excluído da educação. Além disso, a existência de estigmas, estereótipos e discriminação significa que outros milhões são excluídos nas próprias salas de aula. A crise atual irá perpetuar ainda mais essas diferentes formas de exclusão. Com mais de 90% da população estudantil mundial afetada pelo fecho de escolas relacionado com a COVID-19, o mundo está prestes a sofrer uma perturbação de grandes dimensões e sem precedentes na história da educação. As diferenças sociais e digitais colocam os mais desfavorecidos numa situação na qual correm o risco de ter perdas de aprendizagem ou abandonar a escola. Lições do passado – como as da crise do ébola – mostraram que as crises de saúde podem deixar muitos para trás, em especial as meninas mais pobres, muitas das quais poderão nunca mais voltar à escola.

 

A recomendação central do Relatório, para todos os atores da educação, de ampliar o seu entendimento sobre a educação inclusiva para incluir todos os estudantes, independentemente da sua identidade, da sua origem ou das suas habilidades, vem num momento oportuno, enquanto o mundo procura reconstruir sistemas educacionais mais inclusivos.

 

Saiba mais, consultando aqui o Relatório de Monitorização Global da Educação relativo a 2020, publicado pela UNESCO.

 

Fonte: UNESCO/PO CH/MC