px

INE | Estudo sobre Empresas Inovadoras

Dez 18, 2020 | Notícias

As empresas inovadoras do setor da Informação e comunicação registaram a produtividade mais elevada, em 2018, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

• A inovação está fortemente relacionada com a dimensão das empresas, tendo as empresas inovadoras apresentado, em 2018, uma dimensão média 2,2 vezes superior em termos de pessoal ao serviço: 147 pessoas por empresa, comparativamente às 68 pessoas das empresas não inovadoras.

 

• Na maioria dos setores de atividade e independentemente do escalão de pessoal ao serviço, as empresas inovadoras apresentaram um VAB médio superior às não inovadoras, com realce para as empresas com 250 ou mais pessoas ao serviço dos Transportes e armazenagem, com 75,3 milhões de euros, e da Informação e comunicação, com 68,8 milhões de euros.

 

• No que se refere à produtividade aparente do trabalho, salientaram-se as empresas inovadoras com 50 a 249 e com 250 ou mais pessoas ao serviço da Informação e Comunicação, que registaram os valores mais elevados (69,4 mil euros e 90,4 mil euros, respetivamente), e as empresas inovadoras com 10 a 49 pessoas ao serviço dos Transportes e armazenagem (52,9 mil euros).

 

• Na maioria dos setores de atividade, independentemente do escalão de pessoal ao serviço, as empresas inovadoras apresentaram, em termos relativos, um maior número de trabalhadores com habilitações superiores, destacando-se as empresas com 50 a 249 pessoas ao serviço da Informação e comunicação (62,2%).

 

• As empresas inovadoras que integram os Setores de alta e média-alta tecnologia apresentaram um VAB médio superior (9,6 milhões de euros) ao das empresas não inovadoras (2,3 milhões de euros), o que também se verificou na produtividade aparente do trabalho, com realce, em ambas as variáveis, para as empresas inovadoras que integram o setor dos Serviços intensivos em conhecimento de alta tecnologia que registaram os valores mais elevados.

 

Saiba mais aqui sobre este trabalho integra o STATSlab – Estatísticas em desenvolvimento

 

Fonte: INE/MC