As prioridades da Presidência alemã do Conselho da União Europeia para o segundo semestre de 2020 pautam-se pelo seu lema: “Juntos pela Recuperação da Europa”.
O Programa da Presidência para o período de 1 de julho a 31 de dezembro articula-se em torno de seis domínios principais:
- Superação das consequências da crise do coronavírus a longo prazo e recuperação económica e social;
- Uma Europa mais forte e inovadora;
- Uma Europa justa;
- Uma Europa sustentável;
- Uma Europa da segurança e dos valores comuns;
- Uma Europa forte no mundo.
A Presidência alemã do Conselho da UE centrar-se-á diretamente na resolução da pandemia da COVID-19. Focando-se também na luta contra a propagação do vírus, no apoio à economia europeia em prol da recuperação e no reforço da coesão social na Europa. Para tal, a Alemanha está empenhada numa atuação aprovada conjuntamente, na solidariedade europeia e nos valores comuns.
Uma Presidência rotativa
A Presidência do Conselho é exercida em regime rotativo pelos Estados-Membros da UE por períodos de seis meses. Durante cada semestre, a Presidência dirige as reuniões a todos os níveis no Conselho, contribuindo assim para garantir a continuidade dos trabalhos da UE no Conselho.
Os Estados-Membros que exercem a Presidência trabalham em estreita cooperação em grupos de três, chamados “trios”. Este sistema foi instituído pelo Tratado de Lisboa em 2009. O trio fixa os objetivos a longo prazo e prepara uma agenda comum que estabelece os temas e as principais questões que o Conselho irá tratar ao longo de um período de 18 meses. Com base nesse programa, cada um dos três países prepara o seu próprio programa semestral mais detalhado.
O trio atual é constituído pelas Presidências da Alemanha, de Portugal e da Eslovénia.
Saiba mais em https://www.eu2020.de/eu2020-en
Fonte: Conselho da UE /MC