Conheça o novo projeto “(D) de Eficiência” que resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Câmara Municipal do Porto, a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) e a Associação Salvador.
Recentemente apresentado, este projeto reparte-se por várias iniciativas com o objetivo de valorizar e promover as competências de empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade, criando, desse modo, condições mais favoráveis à sua integração no mercado de trabalho.
- A primeira iniciativa, intitulada “D de Diversidade” terá lugar no dia 16 de outubro, traduzindo-se num momento de formação, a realizar na Associação Empresarial de Portugal, destinada às equipas de recursos humanos da área metropolitana do Porto. Através desta iniciativa será tratada a temática da diversidade no recrutamento.
- A segunda, agendada para 6 de novembro, sob a designação de “D de Diferença“, proporcionará a partilha de experiências de várias organizações com a marca “Entidade Empregadora Inclusiva”.
- A terceira – “D de direitos e deveres” – decorrerá entre 18 e 29 de novembro, consistindo num programa de desenvolvimento e promoção de competências de empregabilidade de pessoas com deficiência e incapacidade, acompanhas pela APPC e pela Associação Salvador.
- Por fim, será assinalado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no dia 3 de dezembro, com a iniciativa “Dia (D) de Eficiência“.
Neste dia realizar-se-ão atividades de recrutamento, proporcionadas por um encontro entre empresas e candidatos a emprego com deficiência e incapacidade.
Esta última iniciativa procura desmistificar preconceitos associados ao processo de procura de emprego por parte deste público, potenciar as competências de empregabilidade e de apresentação pessoal destes candidatos e estimular a sua integração profissional.
Fonte: IEFP/MC