O Comité de Acompanhamento do Programa INTERREG Espaço Atlântico, pela sua decisão de maio de 2017, aprovou no âmbito da primeira convocatória deste programa 45 projetos de cooperação territorial com um investimento total de 117.3 milhões de euros, dos quais 87.9 milhões de euros são provenientes do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER). Isto significa um compromisso de 66,8% do orçamento FEDER do programa.
As parcerias dos projetos aprovados envolvem entidades públicas e privadas das 36 regiões dos cinco Estados-Membros do programa (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido) e ainda instituições de outros países como Bélgica, Alemanha, Itália, Noruega, Holanda, Marrocos e Canadá. Portugal lidera 8 destes projetos, com um montante financeiro total de 19.1 milhões de euros, sendo 14.3 milhões de euros de FEDER.
Estas parcerias visam identificar e implementar soluções que respondam a desafios regionais comuns, com o objetivo de melhorar a competitividade regional e a qualidade de vida dos cidadãos europeus, em torno de quatro prioridades específicas:
1) promoção da inovação e da competitividade,
2) promoção da eficiência dos recursos naturais,
3) fortalecer o sistema de prevenção de riscos territoriais,
4) valorização da biodiversidade e dos ativos naturais e culturais das regiões atlânticas europeias.
Os projetos financiados estão neste momento em fase de arranque, com a Autoridade de Gestão do Programa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a concluir o processo de contratualização. No website do programa está disponível uma lista dos projetos aprovados: www.atlanticarea.eu.
O Programa INTERREG Espaço Atlântico, financiado através da União Europeia, com uma dotação financeira de 140 milhões de euros de FEDER para o período de 2014-2020, promove o desenvolvimento regional através da cooperação transnacional entre regiões atlânticas europeias.
Fonte: Interreg Espaço Atlântico