A Fundação da Juventude e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promovem a oportunidade de participar na construção de um programa de cidadania ativa, no desenho de propostas, na identificação de abordagens mais ajustadas e eficientes aos problemas enfrentados pelos jovens, na atualidade.
Desenvolva as suas competências sociais, participando na construção de um espaço mais inclusivo e com melhores oportunidades para todas e todos.
O projeto A(gentes) M tem como objetivo a promoção de comportamentos de cidadania ativa, a inclusão social e a solidariedade entre os jovens; e a discussão de temas prioritários entre os decisores políticos com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível europeu.
Apoiado pelo Erasmus+, o projeto desenvolve-se em dois momentos principais:
Implementação do Programa de Cidadania Ativa
Dinamização de cinco sessões para trabalhar conceitos do domínio da cidadania e da inclusão social, a capacitação dos jovens e a criação de redes de partilha e cooperação. Com recurso à metodologia de educação não formal, os jovens A(gentes) M trabalham as suas Soft Skills e aprofundam o seu conhecimento sobre as Políticas da Juventude.
Esta abordagem é desenvolvida de forma informal com a participação direta dos decisores políticos numa perspetiva de debate conjunto sobre as prioridades, implementação e acompanhamento da cooperação europeia no domínio da juventude.
Jornadas da Juventude: Cidadania Global – Os Jovens e o Mundo
Apresentação dos resultados obtidos no âmbito do programa de cidadania ativa, numa base de partilha local e nacional.
De 8 a 10 de novembro, em Santa Maria da Feira serão criados espaços privilegiados para o debate aberto, inclusivo e participativo em formato de jornadas (três dias), onde participarão cerca de 180 jovens até aos 30 anos de idade e decisores políticos.
Neste evento serão trabalhados temas prioritários entre os decisores políticos com vista a obter resultados úteis que sirvam a política da juventude a nível europeu, nos oito domínios do Diálogo Estruturado: educação e formação; emprego e empreendedorismo; saúde e bem-estar; participação; voluntariado; inclusão social; jovens e o mundo; e inovação e criatividade.
Fonte: Fundação da Juventude