A Comissão Europeia revelou os VENCEDORES dos Prémios da Capital Europeia da Inovação (iCapital), com os principais prémios a serem atribuídos às cidades de Lisboa em Portugal (capital da inovação) e Linköping na Suécia (cidade inovadora em ascensão).
Apoiado pelo Conselho Europeu da Inovação no âmbito do Horizonte Europa, o prémio reconhece o papel das cidades na definição do ecossistema local de inovação e na promoção de inovações revolucionárias.
Lisboa Capital do Unicórnio
Lisboa registou um crescimento tecnológico sem precedentes nos últimos dois anos. Lar de um dos ecossistemas mais dinâmicos da Europa, a cidade agora é chamada de “Capital Unicórnio”, ao colocar em prática uma estratégia para desenvolver empresas de grande porte e conectar tecnologia com cultura, sustentabilidade e engajamento ao cidadão.
Inspirada no trabalho realizado na esfera empresarial, a cidade lançou projetos pioneiros em mobilidade, cultura, justiça social e engajamento público.
Conheça alguns dos projetos mais relevantes:
Unicorn Factory Lisboa: Uma força motriz para o empreendedorismo
Plataforma de programas e hubs, inspirada nas melhores práticas internacionais, que apoia start-ups e scale-ups na criação de produtos e modelos de negócio, no desenvolvimento de processos eficientes e na obtenção de um crescimento acelerado sustentado.
Inovação Aberta: mobilizando conhecimento coletivo
O Smart Open Lisbon é um programa de inovação aberta, onde novas ideias são testadas usando em cenário real.
Sustentabilidade: atingir a neutralidade carbónica até 2030
A Plataforma deEmpresas Sustentáveis de Lisboa reúne empresas e organizações com forte aposta na redução das emissões de CO2.
Um Teatro para cada Freguesia: cultura para o povo
Um projeto com o objetivo de instrumentalizar os cidadãos para desenvolverem seus projetos artísticos.
O Conselho de Cidadãos de Lisboa: quando os cidadãos trabalham lado a lado com os funcionários públicos
O Conselho de Cidadãos é a primeira assembleia de cidadãos organizada localmente, onde, cerca de 50 participantes, selecionados aleatoriamente, se reúnem para discutir com a cidade os desafios urbanos mais relevantes: mudanças climáticas, mobilidade, educação ou acesso à saúde.
SAÚDE 65+: acesso dos idosos aos cuidados de saúde
Em Portugal, cerca de 15% da população não tem acesso a um médico de família disponibilizado pelo sistema nacional de saúde. Como muitos desses cidadãos têm 65+ anos, a cidade lançou um conceito inovador para criar um “estado de bem-estar local”, fornecendo serviços gratuitos, como acesso a consultas médicas e tratamento médico, incluindo atendimento ótico e odontológico.
Transporte público gratuito: revolucionando a mobilidade
Para incentivar os jovens a utilizarem os transportes públicos – reduzindo as emissões de CO2 – a Câmara Municipal disponibilizou passes gratuitos de transporte público para os estudantes que vivem e estudam em Lisboa. A medida foi ampliada para os 65 anos, ajudando as pessoas a circularem livremente pela cidade e combatendo o isolamento.
Fonte: Comissão Europeia