A cidade de Lisboa é a vencedora do prémio Capital Europeia Verde de 2020, conforme anunciou o Comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu ontem, na Holanda.
Atribuído todos os anos, o prémio pretende recompensar os esforços das cidades que colocam em prática planos que as tornem amigas do ambiente e que promovam uma população envolvida na sustentabilidade ambiental, social e económica.
Com esta atribuição, Lisboa torna-se na primeira cidade portuguesa a receber o título de Capital Europeia Verde.
Os principais pontos fortes destacados pelo painel de peritos foram o domínio do uso sustentável dos solos, da mobilidade urbana sustentável (transportes), do crescimento verde e da inovação ecológica, da adaptação às alterações climáticas e dos resíduos.
Até ao momento, já foram premiadas dez cidades: Estocolmo (Suécia, 2010), Hamburgo (Alemanha, 2011), Vitoria-Gasteiz (Espanha, 2012), Nantes (França, 2013), Copenhaga (Dinamarca, 2014), Bristol (Reino Unido, 2015), Ljubljana (Eslovénia, 2016), Essen (Alemanha, 2017), Nijmegen (Holanda, 2018) e Oslo (Noruega, 2019).
Mais informações disponíveis no website da CE.
Fonte: CE