No âmbito da divulgação de vídeos com histórias de pessoas apoiadas pelo Fundo Social Europeu, o Programa Operacional Capital Humano (PO CH) disponibiliza duas novas histórias, do Miguel Pereira e do Pedro Papotto.
Miguel Pereira frequenta um curso profissional com o objetivo de criar a sua própria empresa. Pedro Papotto viajou do Brasil para integrar uma equipa de Investigação Científica. Ambos contam com o apoio de Fundos da União Europeia.
- Após dois anos no ensino regular, Miguel Pereira inscreveu-se no curso profissional de Manutenção Industrial/Eletromecânica, na Escola Profissional de Coruche, com o apoio do Fundo Social Europeu no âmbito do PO CH. Com o objetivo de criar a sua própria empresa, o formando encontrou na via profissionalizante as ferramentas capazes de o preparar para que, após a conclusão dos estudos, consiga cumprir o objetivo traçado, elogiando o importante papel da Escola no seu processo de adquirição de competências e crescimento pessoal: “a escola apoiou-nos bastante, disponibilizaram sempre todo o material necessário para os nossos projetos”.
- Pedro Papotto licenciou-se em bioquímica no Brasil. Após uma experiência profissional no Reino Unido, descobriu que poderia concluir o Doutoramento que ambicionava, em Portugal. Integrado na equipa liderada pelo Professor Bruno Silva Santos do Instituto de Medicina Molecular, o investigador procura perceber o papel dos Linfócitos T na periferia do corpo humano. Uma investigação que tem “corrido muito bem” na Lisboa que lhe “roubou o coração”.
Contexto
A Minha História: União Europeia, Portugal e Capital Humano é um projeto de comunicação do PO CH. Visa divulgar na primeira pessoa o impacto de ter participado num projeto cofinanciado pelo FSE no domínio temático do Capital Humano que apoia, entre outras tipologias, Cursos Profissionais, Bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, Cursos de Aprendizagem, Cursos Técnicos Superior Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Centros Qualifica.
Desta forma, o PO CH associa-se igualmente à comemoração dos 60 anos do FSE cujo mote é dar a conhecer como este fundo da União Europeia “Investe nas Pessoas”.
Durante 16 semanas são divulgadas 36 histórias que permitem acompanhar de perto as oportunidades que existem em Portugal no domínio da formação e da qualificação dos jovens e adultos. Cada episódio, de cerca de dois minutos, dá uma perceção do contributo dos apoios do FSE para a qualificação dessas pessoas e, por essa via, para a melhoria das suas condições de inserção social e profissional. Constituindo assim, exemplos da boa aplicação dos fundos da União Europeia na superação do défice de qualificações que ainda caracteriza o país e contribuindo para promover o reforço da competitividade das empresas e das regiões que têm beneficiado desses apoios, bem como, a sua coesão social e territorial.
Fonte: PO CH