O Metropolitano de Lisboa e a Estrutura de Missão RECUPERAR PORTUGAL celebraram os contratos de financiamento para a realização dos investimentos na linha Vermelha até Alcântara e no Metro Ligeiro de Superfície Odivelas/Loures, ambos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência 2026 (PRR), com um prazo de conclusão até 31 de dezembro de 2025.
O contrato relativo ao investimento na “Expansão da Rede de Metro de Lisboa – Linha Vermelha até Alcântara” fixa um financiamento de 304 milhões de euros. Já o contrato relativo ao “Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures” tem um financiamento de 250 milhões de euros, valores que correspondem, em ambos os casos, ao custo total do investimento.
Há muito desejado pelas populações do eixo Odivelas/Loures, o investimento do PRR torna mais próximo dos cidadãos um projeto com um total de 18 estações e 12,1 km de extensão que servirá uma população de 174 mil habitantes.
Fator relevante para alcançar as metas da mobilidade sustentável , o alargamento da rede de metro de Lisboa contribuirá para alterar hábitos da mobilidade, captar novos utilizadores para o transporte coletivo e pretende ainda criar polos de desenvolvimento urbano, assegurando uma maior coesão territorial na Área Metropolitana de Lisboa.
O prolongamento da linha Vermelha de São Sebastião a Alcântara terá uma extensão de 4 quilómetros e 4 novas estações: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara, efetuando-se nesta última a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável que promoverá a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental).
O Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures irá estender-se num corredor em “C”, que ligará o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com interface e transbordo para Lisboa na Estação de Metropolitano em Odivelas.
Os investimentos realizados ao abrigo do PRR contribuem para melhorar a mobilidade urbana, na ótica do desenvolvimento sustentável e da descarbonização, com impactos positivos na transição climática.
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Fonte: RecuperarPortugal