A campanha #NamorarNãoÉSerDoN@ foi hoje lançada para educar e capacitar jovens para melhor identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, incluindo violência física, sexual, psicológica, e nas redes sociais.
Neste mesmo dia são divulgados os dados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020, do qual destacamos as principais conclusões:
- O Estudo Nacional apresentado neste relatório ajuda a compreender os contornos da violência no namoro na vida dos/das jovens em Portugal, nomeadamente no que respeita à sua prevalência e à legitimação. A elevada prevalência de algumas das formas de violência estudadas, bem como o não reconhecimento destas formas de violência na intimidade revelam ser uma realidade preocupante em Portugal e que ainda há um longo percurso a fazer ao nível da consciencialização desta problemática. A integração deste estudo quantitativo com outros qualitativos é fundamental para que melhor se compreendam as dinâmicas de violência juvenis nas relações de intimidade.
- Os resultados deste estudo apontam para a importância da prevenção primária da violência de género em contexto escolar ser desenvolvida de uma forma holística, sistemática e continuada, de forma a consciencializar os/as jovens a desenvolverem relações de intimidade saudáveis e desconstruir a legitimação de comportamentos abusivos.
Outras iniciativas
Consulte aqui iniciativas nacionais que estão a ser dinamizadas para assinalarem a relevância da prevenção da violência no namoro.
Saiba mais informações sobre a iniciativa de Voluntariado Jovem “Namorar com Fairplay 2020”.
Fonte: CIG/Portal da Juventude/MC