px

Novos vídeos representativos dos resultados alcançados com o apoio do Fundo Social Europeu

Nov 15, 2017 | Notícias

No âmbito da divulgação de vídeos com histórias de pessoas apoiadas pelo Fundo Social Europeu, o Programa Operacional Capital Humano (PO CH) disponibiliza duas novas histórias, da Sara Matos e do Egídio Abreu.

Com uma bolsa apoiada por Fundos da União Europeia, a socióloga Sara Matos faz do estudo do crime a sua área de investigação. O Egídio Abreu frequenta um curso de Turismo com elevada taxa de empregabilidade.

  • Sara Matos procurou desde cedo descobrir a sua vocação e a sociologia foi a sua escolha quando entrou para a Faculdade. Após a licenciatura e com a consciência que “sabia um pouco sobre tudo e não sabia nada”, a agora investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desenvolve o seu trabalho no âmbito da sociologia do crime. E os Fundos da União Europeia são um apoio essencial para a concretização da sua investigação.
  • No Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, o Egídio Abreu frequenta o curso profissional de Turismo, com o apoio do PO CH no âmbito do Fundo Social Europeu. O fator empregabilidade – 70% dos formandos que concluem o curso profissional naquele Agrupamento entram no mercado de trabalho do Turismo – foi essencial para a sua escolha. Este fator conjugado com o gosto de conhecer novas culturas e de comunicar com o cliente, faz de Egídio uma pessoa “muito feliz” com a sua escolha.

 

Contexto

A Minha História: União Europeia, Portugal e Capital Humano é um projeto de comunicação do PO CH. Visa divulgar na primeira pessoa o impacto de ter participado num projeto cofinanciado pelo FSE no domínio temático do Capital Humano que apoia, entre outras tipologias, Cursos Profissionais, Bolsas individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento, Cursos de Aprendizagem, Cursos Técnicos Superior Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Centros Qualifica.

Desta forma, o PO CH associa-se igualmente à comemoração dos 60 anos do FSE cujo mote é dar a conhecer como este fundo da União Europeia “Investe nas Pessoas”.

Durante 16 semanas são divulgadas 36 histórias que permitem acompanhar de perto as oportunidades que existem em Portugal no domínio da formação e da qualificação dos jovens e adultos. Cada episódio, de cerca de dois minutos, dá uma perceção do contributo dos apoios do FSE para a qualificação dessas pessoas e, por essa via, para a melhoria das suas condições de inserção social e profissional. Constituindo assim, exemplos da boa aplicação dos fundos da União Europeia na superação do défice de qualificações que ainda caracteriza o país e contribuindo para promover o reforço da competitividade das empresas e das regiões que têm beneficiado desses apoios, bem como, a sua coesão social e territorial.

 

Fonte: PO CH