px

O TCE vai analisar a resposta económica e de saúde pública à COVID-19 pela UE

Jun 1, 2020 | Notícias

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) reviu recentemente o seu programa de trabalho para 2020, tendo transferido a tónica para aspetos relacionados com a COVID-19: ajustou o âmbito, o método e o calendário de várias tarefas em curso, tendo ainda decidido descontinuar outras tarefas inicialmente previstas para começar em 2020.

 

O auditor externo da União Europeia adicionou também dois novos documentos de análise ao seu programa: um sobre a contribuição da União para a saúde pública e outro sobre a resposta da sua política económica à pandemia do coronavírus. Estes documentos de análise têm por objetivo contribuir para o debate público sobre a forma como a UE e os seus Estados-Membros lidaram com os efeitos da pandemia. Além disso, contribuirão para retirar ensinamentos e para o debate sobre o papel da UE e dos seus organismos durante esta crise e as crises futuras.

 

A pandemia de COVID-19 colocou desafios sem precedentes à UE e aos seus Estados-Membros num vasto leque de domínios de intervenção. O Tribunal reviu o seu programa para assegurar que o seu trabalho em 2020 dá resposta a estes desafios tanto quanto possível e com flexibilidade. Quando adequado, o Tribunal alterou o âmbito das tarefas em curso e ajustou o método e o calendário, de forma a ter em conta as circunstâncias novas e em evolução. Decidiu ainda descontinuar quatro tarefas e adicionar dois documentos de análise, que incidem especificamente na crise causada pela COVID-19.

 

Fonte: TCE/MC