O Pacto Ecológico é a nova estratégia da União Europeia para combater as alterações climáticas, concebida para tornar a economia europeia mais sustentável, limpa, segura e saudável.
Para tal, é fundamental envolver o público no seu conjunto, inculcando uma nova cultura de sensibilização e desencadeando ações conjuntas concretas.
O veículo de promoção desta ampla mobilização social, que reunirá cidadãos, indústria, sociedade civil e autoridades públicas a todos os níveis, será o “Pacto Europeu para o Clima”, cujo lançamento está previsto para o terceiro trimestre de 2020.
Esta consulta está aberta todos os cidadãos e organizações interessados. A Comissão Europeia procura recolher contribuições de um vasto leque de partes interessadas, que vão desde as autoridades nacionais, regionais e locais até às empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil, organizações de educação, grupos de consumidores, organizações de investigação e inovação, bem como cidadãos, incluindo os jovens.
Mais sobre o Pacto Europeu para o Clima
O Pacto Ecológico Europeu define a forma de tornar a Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050. A par das políticas e da regulamentação governamentais, os cidadãos, as comunidades e as organizações têm um papel a desempenhar em todos os setores da sociedade e da economia.
Para o efeito, no âmbito do Pacto Ecológico, a Comissão Europeia vai lançar um Pacto Europeu para o Clima a fim de dar aos cidadãos e às partes interessadas de todos os setores da sociedade uma voz e um papel na conceção de novas ações climáticas, na partilha de informações, no lançamento de atividades em pequena escala e na divulgação de soluções que outros possam seguir.
As contribuições para esta consulta pública serão utilizadas para elaborar o Pacto antes do seu lançamento, em antecipação da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), que terá lugar em Glasgow, em novembro de 2020.
Fonte: CE/MC