A Comissão Europeia lançou a plataforma a Plataforma de Talentos Harnessing para a partilha de informação relevante, promoção de eventos, boas práticas, bem como acesso a assistência técnica e aconselhamento a regiões carenciadas, incluindo um helpdesk dedicado.
A Europa tem talento, mas precisa ser estimulado, especialmente porque a UE está a passar por uma importante transição demográfica. Esta plataforma pode, por conseguinte, ser considerado um catalisador da colaboração, permitindo o intercâmbio de ideias, conhecimentos e recursos entre as partes interessadas.
A Harnessing Talent Platorm (HTP) é uma plataforma de criação de conhecimentos e de intercâmbio de experiências, que procura ajudar as regiões a fazer face às consequências das alterações demográficas e a atenuar os desafios associados ao declínio das populações com ensino superior em toda a União Europeia.
Garante que as regiões afetadas recebem as orientações, as informações e os conhecimentos de que necessitam para elaborar, consolidar, desenvolver e implementar estratégias adaptadas e abrangentes para formar, atrair e reter talentos.
A CE publicou uma Comunicação sobre Aproveitamento de Talentos nas Regiões Europeias e está a lançar o Mecanismo de Reforço de Talentos, que visa trazer um novo ímpeto à requalificação e requalificação como a primeira iniciativa importante em 2023 a contribuir para o Ano Europeu das Competências.
Fonte: Inforegio