“Portugal está no top 5 dos países mais avançados”, anuncia a Estrutura de Missão Recuperar Portugal sobre o RELATÓRIO divulgado pela Comissão Europeia quanto à implementação dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) na União Europeia durante o último ano.
O RELATÓRIO lembra que Portugal esteve na linha da frente ao longo das várias etapas necessárias para desbloquear este envelope de €16,6 mil milhões do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
O país foi o primeiro a submeter oficialmente o PRR a Bruxelas a 22 de abril de 2021 e a receber um adiantamento a 3 de agosto de 2021.
Até ao momento, só oito países firmaram o Acordo Operacional com a Comissão Europeia que estabelece o exercício semestral de avaliação do cumprimento de metas e marcos das reformas e investimentos do PRR.
Portugal, Espanha, França, Eslováquia, Grécia, Itália, Croácia e Letónia já fecharam este documento necessário para pedir mais dinheiro à União Europeia.
Após a assinatura do Acordo Operacional a 18 de janeiro, Portugal realizou o seu primeiro pedido de pagamento a 25 de janeiro relativo ao cumprimento dos marcos e metas acordados com Bruxelas até ao final de 2021.
Até ao momento, só mais quatro países fizeram este primeiro pedido de pagamento, de acordo com o calendário previamente definido com a Comissão Europeia: a Espanha e a França em novembro e a Grécia e a Itália em dezembro.
O pagamento da próxima tranche a Portugal chegará na primavera, após validação do efetivo progresso alcançado nas reformas e investimentos previstos no PRR nacional.
Fonte: PRR/Expresso