A cerimónia de atribuição e apresentação da obra vencedora do Prémio Jacques Delors 2017, que analisa a ação política e a ideia de Europa de Mário Soares, decorre hoje, no auditório do edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande, em Lisboa.
Da autoria de Dina Sofia das Neves Sebastião, o trabalho de investigação sobre a União Europeia distinguido este ano pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors incide sobre o tema “Mário Soares e a Europa: Pensamento e Ação”.
O Júri do Prémio Jacques Delors 2017 constituído por Isabel Mota (Presidente), António Vitorino e João de Vallera e ainda, Elisa Ferreira e Miguel Poiares Maduro, decidiu atribuir menções honrosas às obras:
- ”A Europeização das políticas de emprego em Portugal”, da autoria de Carla Valadas;
- ”A Proteção dos Direitos Fundamentais pelo Direito da União Europeia : da Carta aos Estados, o enigma da Esfinge”, de Sophie Perez Fernandes.
Este Prémio tem o apoio financeiro do Banco de Portugal e as obras vencedoras são publicadas em coedição com a Princípia.
A distinção tem por objetivo incentivar o aparecimento de obras inéditas sobre a União Europeia, em língua portuguesa. Abrange estudos, teses de mestrado e de doutoramento que não tenham sido objeto de publicação e é atribuído por um júri constituído por personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito científico.
Fonte: CIEJD