O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa apresentou as prioridades da Presidência Portuguesa da União Europeia durante a reunião plenária do Comité Económico e Social Europeu (CESE), realizada a 27 de janeiro.
Portugal colocou a agenda social no topo do programa da sua Presidência e solicitou ao CESE que contribuísse com os seus conhecimentos especializados para sete temas fundamentais para o futuro da União Europeia.
Sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”, a Presidência portuguesa centrar-se-á em três prioridades principais: promover uma recuperação assente nas transições ecológica e digital, concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e reforçar a autonomia da Europa preservando simultaneamente a sua abertura ao mundo.
“Estas prioridades correspondem perfeitamente às prioridades do nosso Comité: defendemos uma UE economicamente próspera, socialmente inclusiva e ambientalmente sustentável”, declarou a Presidente do CESE, Christa Schweng.
“A luta contra a pandemia de COVID-19 comprovou o valor acrescentado da nossa União Europeia. O início do processo de vacinação, por um lado, e a aprovação do Quadro Financeiro Plurianual e do instrumento Next Generation EU, por outro, são fonte de esperança e vieram renovar o sentido da palavra comunidade”, salientou António Costa.
O evento central da Presidência Portuguesa será a Cimeira Social, que terá lugar no Porto, a 7 de maio. “O objetivo principal desta cimeira é dar um forte impulso político ao plano de ação que a Comissão apresentará em março e implementar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais Social, a melhor vacina contra a desigualdade social, o populismo e o medo”, sublinhou.
António Costa afirmou igualmente que, para concretizar este objetivo fundamental, a Presidência Portuguesa contava com o importante contributo e a participação ativa do CESE.
Conheça as atividades do CESE durante a Presidência Portuguesa e o seu contributo para sete temas fundamentais para o futuro da UE.
Saiba mais, consultando aqui a edição de fevereiro da CESE Info.
Fonte: CESE Info de fevereiro 2021/MC