px

Programa Nacional de Microcrédito

Out 2, 2018 | Notícias

Sabia que os portugueses entre os 30 e os 45 anos são os que mais procuram criar o próprio emprego?

 

Segundo a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), entre janeiro e agosto de 2018, e no âmbito da atividade desenvolvida no Programa Nacional de Microcrédito (PNM), foram validados 171 projetos de investimento (dos quais 68 beneficiaram de apoio técnico) que se traduzem num valor global de cerca de 3 milhões de euros, sendo o valor médio de investimento por operação de 17,5 mil euros.

 

Das candidaturas validadas, 52% corresponderam a projetos para expansão e/ou consolidação de microentidades e 48% corresponderam a projetos para a criação do próprio emprego.

 

Os referidos projetos de investimento validados representam uma intenção de criação de 249 postos de trabalho, sendo o investimento médio por posto de trabalho de 12 mil euros. O grau médio de aprovação pela banca (desde 2011), no âmbito do PNM, ronda os 47%, tendo atingido em 2017 os 74%. O nível médio de sinistralidade das operações contratadas encontra-se na ordem dos 4,41% (dados apurados até fevereiro de 2018).

 

Imagem SOU MAIS - Dados CASES 2018

 

SOU MAIS

 

É o Programa Nacional de Microcrédito que facilita o acesso ao crédito através de um financiamento de pequeno montante, destinado a apoiar a concretização de projetos cujo limite máximo de investimento e de financiamento é de 20.000 €.

O empreendedor deve ter, pelo menos, 18 anos à data do pedido de financiamento, e não ter registo de incidentes não justificados no sistema bancário.

 

Imagem SOU MAIS - Programa Nacional de Microdrédito

 

O SOU MAIS tem como destinatários:

 

— Todos aqueles que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e estejam em risco de exclusão social, possuam uma ideia de negócio viável, perfil empreendedor e formulem e apresentem projetos viáveis para criar postos de trabalho;

 

— Microentidades e cooperativas até 10 trabalhadores, incluindo neste número os cooperadores trabalhadores, que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial no domínio da atividade na área da economia social.

 

Consulte o Acordo de Cooperação entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a CASES e o Regulamento de procedimentos do Programa Nacional de Microcrédito.

 

Mais informações disponíveis em http://www.sou-mais.org/

Fonte: CASES/Programa Nacional de Microcrédito