O projeto “Escola da Natureza” do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo venceu o European Citizen’s Award Natura 2000, obtendo o número mais elevado de nomeações, por meio de votação pública.
O projeto foi cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e teve um custo total de investimento de 188.655,01 euros e uma contribuição do Fundo de Coesão 160.356,75 euros.
O projeto pretende desenvolver ferramentas de trabalho direcionadas à comunidade jovem e escolar, estruturadas com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais de áreas classificadas.
Todas as ferramentas de trabalho a conceber funcionam independentes entre si, mas se utilizadas em conjunto, complementam-se. No âmbito do presente projeto destaca-se ainda a possibilidade de promover intercâmbio entre grupos escolares de diferentes concelhos permitindo um trabalho em rede que promova o contacto de alunos de áreas geográficas do interior (ecossistemas essencialmente montanhosos e ripícolas) com ecossistemas litorais e estuarinos e vice-versa.
Fonte: PO SEUR