A sessão pública de apresentação de resultados do projeto piloto NetEfficity vai ter lugar hoje, 25 de setembro, na Alfândega da Fé.
Consulte o Programa do evento que pretende fazer um balanço geral do projeto e do sucesso da sua implementação.
Criar uma comunidade mais sustentável, colaborativa e autossuficiente em termos energéticos foi o principal foco do projeto NetEfficity. Numa lógica de partilha de energia entre edifícios e otimização energética a nível comunitário, este projeto demonstrador envolveu aproximadamente 35 famílias do concelho para criar as Comunidades S.
Apoiado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) através do Sistema de Incentivos à I&DT empresarial – Projetos Demonstradores em Copromoção e cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o NetEfficity tem os seguintes objetivos:
- Partilha de energia entre edifícios:
O projeto abrangeu em cada piloto 4 edifícios municipais para produção de energia para autoconsumo através de painéis solares, cujo excedente de produção pode ser partilhado com munícipes para utilização doméstica nas suas residências. Os benefícios traduzem-se na criação de uma sociedade mais colaborativa, bem como na possibilidade de redução da fatura energética das famílias e na criação de uma comunidade energeticamente sustentável.
- Otimização dos consumos de energia:
Foram disponibilizados equipamentos inteligentes de monitorização e controlo de consumos de energia elétrica para aproximadamente 35 residências no concelho. Com estes equipamentos, os munícipes tiveram acesso em tempo real, por meio de uma aplicação de telemóvel, aos seus consumos, como também puderam controlar equipamentos remotamente através de tomadas inteligentes.
- Flexibilidade de cargas:
O funcionamento do ar condicionado de algumas residências foi controlado de forma remota e inteligente pelo consórcio para utilizar menos eletricidade ou eletricidade mais barata, mantendo sempre o conforto térmico dos residentes.
Mais informações disponíveis em http://community-s.vps.energy/
Fonte: ANI