Foram hoje anunciados pelo Conselho Europeu de Investigação, no âmbito do Horizonte 2020, os 52 vencedores de um concurso de subvenções para a inovação, onde se contam dois projetos portugueses.
No valor de 150 000 euros cada, destinam-se a investigadores que exploram o potencial inovador das suas descobertas científicas. Os vencedores juntam-se, assim, aos 102 outros que já receberam subvenções em 2017. No total, 160 investigadores vão agora procurar oportunidades de negócio, estabelecer direitos de propriedade intelectual ou testar a viabilidade técnica para provar o seu conceito científico.
Em Portugal, foram distinguidos:
- João Mano da Universidade de Aveiro com o projeto MicroBone que desenvolve plataformas 3D com plasma rico em plaquetas com vista à criação de micro-tecidos ósseos para modelos de doenças in vitro;
- José Henrique Fernandes da Fundação D. Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud com o projeto NEURIMM que trata da ativação neuro-imune como nova abordagem terapêutica da IBD.
A Europa já é líder mundial no domínio da ciência e da tecnologia e para a tornar também um importante motor de inovação, a Comissão Europeia lançou a primeira fase do Conselho Europeu de Inovação para apoiar investigadores de topo, empreendedores, pequenas empresas e investigadores com ideias brilhantes. O Conselho mobilizará 2,7 mil milhões de euros destinados a apoiar a inovação de alto risco/ganhos elevados.
Fonte: Rep. da CE em Portugal/CEI