px

PRR dá forte impulso à recuperação da economia e do PIB nacional

Abr 16, 2021 | Notícias

O Programa de Estabilidade, apresentado ontem na Assembleia da República, “tem um forte impulso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) até 2025, tendo o PRR um impacto económico de 22 mil milhões de euros”, afirmou o Ministro de Estado e das Finanças, João Leão.

 

O Ministério das Finanças acredita que o PRR deverá ter um impacto de 3,5% no produto interno bruto (PIB) até 2025, representando  “cada euro investido no PRR em 1,4 euros de impacto no PIB”, e que a 20 anos o impacto será cinco vezes superior. 

 

Para 2022, o crescimento de 4,9% da economia fica acima do que tinha sido estimado “por causa do sucesso do plano de vacinação, da implementação do PRR e de políticas conducentes à recuperação económica”, afirmou o Ministro. 

 

Também a recuperação da balança externa a partir do próximo ano terá valores acima de 2%, beneficiando da recuperação das exportações, do turismo e das verbas do PRR.

 

Fonte: Governo de Portugal / Dinheiro Vivo