Publicado o Relatório de Acompanhamento da Estratégia Portugal 2030

Nov 2, 2025 | AD&C, Notícias

Foi publicado o Relatório de Acompanhamento da Estratégia Portugal 2030, no qual são apresentados os progressos alcançados face aos objetivos definidos para esta década, e através do qual se promove uma reflexão sobre a evolução de Portugal no âmbito da sua visão estratégicas para 2030: “Recuperar a economia e proteger o emprego, salientando a dimensão de convergência com a União Europeia, e tornar o país mais resiliente e com maior coesão territorial e social”..

Os resultados confirmam a relevância e coerência da Estratégia num contexto em rápida transformação. Destacam-se progressos na I&D empresarial, nas qualificações, na digitalização e na transição energética. A leitura por agendas oferece sínteses claras por domínios estratégicos, com registos de evolução e mapeamento de políticas e instrumentos.

Da análise, também, resultam reflexões para uma futura revisitação da Estratégia: prolongar o horizonte temporal para além de 2030; adaptar-se a desafios e oportunidades emergentes; aperfeiçoar a coerência interna entre agendas e domínios; melhorar indicadores e metas, assegurando alinhamento com compromissos nacionais e europeus; e reforçar a dimensão territorial e o papel norteador da Estratégia no ecossistema de planeamento e financiamento público.

O relatório encontra-se estruturado em três partes: um primeiro capítulo de enquadramento que explicita a articulação entre os documentos estratégicos de nível europeu e os instrumentos de planeamento nacionais e as perspetivas de investimento; um segundo capítulo de análise das dinâmicas macroeconómicas recentes; estando o terceiro capítulo, organizado pelas quatro Agendas da Estratégia e respetivos Domínios estratégicos.

A análise das quatro Agendas, através de uma estrutura comum, sob um formato de ‘ficha’ para cada um dos Domínios estratégicos – apresentação, resultados alcançados, principais instrumentos de planeamento e medidas de política – permite uma consulta dirigida aos aspetos que mais interessam o leitor.

A elaboração do Relatório contou com um processo participado, envolvendo mais de uma centena de representantes da Administração Pública. Os contributos técnico-setoriais e territoriais recolhidos permitiram consolidar o diagnóstico e aperfeiçoar o modelo de acompanhamento.

A AD&C agradece a todas as entidades envolvidas e convida à consulta do documento como base para um debate informado sobre as opções estratégicas do país:

 

Fonte: AD&C-UEPA