Portugal já dispõe de um Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital, desenvolvido ao abrigo da Iniciativa Portugal INCoDe.2030.
Este Quadro pretende apoiar a definição de políticas e estratégias, permitindo um mapeamento de competências digitais em articulação com outros referenciais; desenhar programas de educação, de formação e de competências de empregabilidade; e ainda avaliar e certificar competências.
Para o efeito, incorpora cinco áreas de competência – Literacia da Informação, Comunicação e Cidadania, Criação de Conteúdos, Segurança e Privacidade e Desenvolvimento de Soluções – que se repartem por nível de proficiência, desde o básico até ao altamente especializado.
Este referencial foi desenvolvido por um Grupo de Trabalho que integrou o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e dois peritos da Universidade de Aveiro (UA).
Fonte: IEFP/INCoDe.2030/MC