px

Relatório sobre a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais na UE em 2017

Jun 7, 2018 | Notícias

A Comissão Europeia publicou recentemente o seu relatório anual sobre a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

O relatório salienta que, muito embora 2017 tenha sido um ano de desafios no domínio dos direitos fundamentais, as estruturas e instrumentos que existem para garantir que os direitos consagrados pela Carta sejam efetivamente respeitados têm funcionado bastante bem.

Em 2018 continuará a ser essencial promover o respeito e a defesa dos direitos fundamentais, do Estado de direito e da democracia, incluindo o apoio a uma sociedade civil livre e dinâmica.

 

De entre as principais iniciativas de defesa dos direitos fundamentais em 2017 destacam-se as seguintes:

 

Colóquio anual sobre os direitos fundamentais

O relatório centra-se no Colóquio anual de 2017 sobre os direitos fundamentais, que foi consagrado ao tema “Direitos das mulheres sob ataque”. A Comissão comprometeu-se a adotar uma série de medidas que vão da inclusão dos direitos das mulheres e da igualdade de género na ordem do dia, ao mais alto nível político até ao financiamento de projetos locais.

 

O Colóquio anual de 2018 sobre os direitos fundamentais será consagrado ao tema “Democracia na UE” e terá lugar em 26 e 27 de novembro. Os participantes trabalharão em conjunto tendo em vista identificar maneiras de fomentar uma participação democrática, livre e aberta num contexto que se caracteriza por baixas taxas de participação nas eleições, populismo, digitalização e ameaças à sociedade civil. O colóquio constituirá uma oportunidade para reafirmar um dos valores fundamentais da UE, na perspetiva das eleições europeias.

Fonte: CE