px

Resposta à COVID-19 | Sessão sobre a Participação das Startups Portuguesas

Mai 13, 2020 | Notícias

O estímulo à participação das Startups Portuguesas da área das Bioindústrias na plataforma de cooperação mundial Resposta Global à Covid-19 é o enfoque da sessão “P-BIO Pledge 4 COVID: As Bio Startups Portuguesas na resposta global à Covid-19″ que se realiza hoje, dia 13 de maio, a partir das 14 horas, no Teatro Thalia, em Lisboa.

 

Transmitida em streaming, a sessão conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

 

 

Imagem P - Bio Pledge 4 COVID - sessão de 13 maio 2020

 

A participação de Startups Portuguesas em redes internacionais emergentes permite estimular parcerias internacionais nos três pilares da iniciativa:

 

1. Na área do diagnóstico, essencial até à existência de uma vacina eficaz; o sistema científico e tecnológico português participa já de forma ativa no desenvolvimento e realização de testes e sistemas de diagnóstico, incluindo o uso de nanotecnologias. Estamos, por isso, numa posição de excelência para contribuir para o Fundo Global de Diagnósticos Inovadores (FIND, sigla em inglês).

 

2. No domínio das terapias/ tratamento, a indústria nacional está ativamente envolvida na produção de componentes críticos para terapias médicas antivirais; Portugal está preparado para aumentar a capacidade de produção e contribuir, assim, para o Acelerador de Terapêuticas a nível global (i.e. ACT Therapeutic Partnership).

 

3. Quanto à ação global no campo das vacinas, a comunidade científica nacional está preparada para unir esforços com os parceiros à escala mundial no contexto do CEPI e do GAVI , a coligação para a inovação preventiva contra a pandemia, e, num segundo momento, a indústria farmacêutica portuguesa estará também em condições de participar em parcerias internacionais para a produção dessa vacina.

 

A plataforma Resposta Global à Covid-19, criada em abril, já reuniu 7,5 mil milhões de euros para financiamento de atividades nas áreas de diagnóstico, terapias/tratamento e desenvolvimento de vacinas para combate à pandemia, e agrega um conjunto de organizações europeias e mundiais, dos setores da saúde, do retalho, da banca, fundações, entre outras comprometidas com o desenvolvimento de soluções de combate à Covid-19.

 

Esta é uma sessão organizada pela P-BIO Associação Portuguesa de Bioindústria, com o apoio do Governo, que conta já com uma 2.ª edição agendada para o dia 19 de maio, no CEiiA, em Matosinhos, e com transmissão também em streaming

 

Fonte: Portal do Governo/MC