A Comissão Europeia reforça as medidas para melhorar a preparação e a resposta em toda a União Europeia.
A Comissão Europeia lança um novo conjunto de medidas que deverão contribuir para limitar a propagação do coronavírus, salvar vidas e tornar o mercado interno mais resiliente.
Concretamente, as medidas visam esclarecer as formas de propagação do vírus e a eficácia da resposta, realizar testes bem direcionados, aperfeiçoar o rastreio de contactos, melhorar os preparativos para as campanhas de vacinação e preservar o acesso a produtos essenciais, como o equipamento de vacinação, mantendo simultaneamente a circulação das mercadorias no mercado único e promovendo viagens seguras.
Estas medidas surgem na perspetiva dos debates entre os chefes de Estado e de Governo sobre a coordenação da luta contra a COVID-19 que, no seguimento do Conselho Europeu de 15 de outubro, que têm lugar hoje, dia 29 de outubro. Apesar de os Estados-Membros estarem mais bem preparados e coordenados que nos primeiros meses da pandemia, os cidadãos, as famílias e as comunidades de toda a Europa continuam a enfrentar riscos sem precedentes para a sua saúde e bem-estar.
A comunicação da Comissão sobre medidas adicionais contra a COVID-19 define os próximos passos em domínios fundamentais para a UE reagir de forma mais eficaz à ressurgência da COVID-19:
- Melhorar o fluxo de informação para permitir a tomada de decisões informadas,
- Estabelecimento de testes mais rápidos e eficazes,
- Utilizar plenamente as aplicações de alerta e rastreio de contactos além-fronteiras,
- Vacinação eficaz,
- Comunicação eficaz aos cidadãos,
- Garantir a disponibilidade dos produtos essenciais,
- Facilitar viagens seguras,
- Alargamento dos corredores verdes.
Fonte: CE/MC