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Resultados do Monitor da Educação e da Formação 2017

Nov 10, 2017 | Notícias

O Monitor da Educação e da Formação da Comissão Europeia, ferramenta que avalia o sucesso dos sistemas de ensino nacionais, apresentou os dados relativos a 2017.

Apesar das tendências positivas relativamente à eficácia e inclusão, também confirma que o nível de escolaridade atingido pelos estudantes depende, em grande medida, das suas origens socioeconómicas.

As evidências de progresso na maior parte das principais metas da União Europeia em termos de reforma e modernização da educação, motivam o apoio da Comissão Europeia. No entanto, os Estados-Membros continuam a demonstrar algumas insuficiências no que diz respeito à equidade no ensino. As habilitações literárias são um fator importante para o êxito em termos sociais: as pessoas que completaram apenas o ensino básico têm quase três vezes mais probabilidades de viver em situação de pobreza ou de exclusão social do que as pessoas com o ensino superior.

 

Relatório de Portugal

Em relação a Portugal, existem indícios animadores, como a melhoria dos resultados escolares e a redução do abandono escolar precoce. Além disso, também a média de diplomados aumentou, apesar de continuar abaixo dos valores a nível europeu. Quanto à taxa de desempenho insuficiente, Portugal encontra-se abaixo da média europeia nos domínios da leitura e das ciências, que no entanto, evidenciam uma tendência manifestamente positiva. Consulte a ficha sobre Portugal.

 

Apoio a melhores sistemas de educação

De notar que muitas das iniciativas europeias apoiam, direta ou indiretamente, o desenvolvimento de melhores sistemas de educação, através do investimento e apoio às prioridades políticas neste domínio, tais como:

 

Mais informações através do website do Monitor da Educação e da Formação.

 

Fonte: Rep. da CE em Portugal