px

Resultados do Plano Juncker em Portugal

Fev 15, 2018 | Notícias

Fique a par dos resultados mais recentes em Portugal do Plano de Investimento para a Europa.

No âmbito do Plano Juncker, no que respeita ao investimento total, salienta-se:

  • O financiamento total ao abrigo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) em Portugal eleva-se a dois mil milhões de euros, prevendo-se que mobilize 5800 milhões de euros em investimentos adicionais.
  • No contexto dos projetos de infraestruturas e no domínio da inovação:

– 17 projetos aprovados, financiados pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) com o apoio do FEIE;

– Montante total do financiamento: aproximadamente mil milhões de euros;

– Montante total previsto dos investimentos mobilizados: 2900 milhões de euros.

  • Quanto às Pequenas e Médias Empresas (PME):

– 11 acordos aprovados com bancos e fundos intermediários financiados pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI) com o apoio do FEIE;

– Montante total do financiamento: 998 milhões de euros;

– Montante total previsto dos investimentos mobilizados: aproximadamente 2900 milhões de euros, com cerca de 4.564 PME e empresas de média capitalização a beneficiar de melhor acesso ao financiamento.

 

Conheça alguns exemplos de projetos apoiados pelo FEIE em Portugal

  • Science4You – Empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e produção de brinquedos científicos e educativos que visam melhorar as capacidades cognitivas das crianças. A empresa beneficiou de um empréstimo de 10 milhões de euros do BEI para desenvolver novos produtos e aumentar as suas vendas.

– Financiamento apoiado pelo FEIE: 10 milhões de euros;

– Montante total previsto dos investimentos mobilizados: 20 milhões de euros.

  • Dominó: fabricante de revestimentos para pavimentos e paredes – A sua produção diária excede os 12 000 m² de diferentes tipos de revestimentos. Graças a um empréstimo apoiado pelo FEIE, a empresa investiu em investigação, desenvolvimento e inovação nas tecnologias mais avançadas, bem como na formação do seu pessoal.
  • Nova SBE: expansão de um campus universitário – O BEI concedeu um empréstimo de 16 milhões de euros à Nova School of Business and Economics para o projeto e construção de um novo campus de 68 000 m² em Carcavelos. O novo campus incluirá salas de aula, escritórios, anfiteatros, uma biblioteca, instalações desportivas e de restauração, um auditório principal e alojamento com capacidade para 122 alunos.

– Financiamento apoiado pelo FEIE: 16 milhões de euros;

– Montante total previsto dos investimentos mobilizados: 47 milhões de euros.

  • Águas de Portugal: serviços de abastecimento de água e tratamento de águas residuais – O BEI concedeu um empréstimo de 420 milhões de euros à Águas de Portugal (AdP) e às suas filiais operacionais para financiar investimentos em infraestruturas hídricas em Portugal. Este empréstimo vai contribuir para a melhoria da qualidade, da eficiência e da sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, através do apoio à construção e renovação de infraestruturas. A modernização das infraestruturas hídricas portuguesas criará mais de 7400 postos de trabalho durante a fase de execução.

– Financiamento apoiado pelo FEIE: 420 milhões de euros;

– Montante total previsto dos investimentos mobilizados: 727 milhões de euros.

  • Reabilitação urbana de Lisboa – O BEI concedeu um empréstimo de 250 milhões de euros ao município de Lisboa para contribuir para a reabilitação urbana da cidade. O empréstimo servirá para melhorar a qualidade dos espaços públicos, renovar escolas e equipamentos culturais e concluir a reabilitação da beira-rio, bem como para financiar a construção de habitação social e modernizar o sistema municipal de esgotos.

– Financiamento apoiado pelo FEIE: 70 milhões de euros;

– Montante total previsto dos investimentos mobilizados: 300 milhões de euros.

  • Inspama: inspeção automóvel eficaz – A Inspama é uma empresa portuguesa que gere e explora uma série de centros de inspeção automóvel. Pretendendo acelerar a inspeção para os seus clientes, a empresa solicitou um empréstimo apoiado pelo FEIE ao Novo Banco. Graças ao financiamento obtido, criou um software que reconhece o número de matrícula dos veículos assim que estes chegam ao centro de inspeção automóvel, o que permite acelerar o tratamento dos resultados dos testes e, assim, poupar bastante tempo. A empresa está prestes a abrir quatro novos centros de inspeção equipados com esta nova tecnologia.

Para mais informações, aceda à lista completa dos projetos apoiados pelo FEIE e aprovados pelo BEI e à lista completa dos acordos com intermediários financeiros apoiados pelo FEIE e assinados pelo FEI.

Fonte: Rep. da CE em Portugal