Fabian, um jovem equatoriano a viver na Lituânia e Yldau uma jovem holandesa vão passar os próximos dias em Portugal para um Road Trip Project, onde vão explorar vários pontos do país e conhecer a população local, o ambiente envolvente, à descoberta de projetos que mudaram a vida das pessoas, locais desconhecidos e paisagens notáveis.
Jovens europeus numa carrinha: acompanhe o projeto Road Trip
Os dois jovens viajantes percorrem a Rota do Atlântico e iniciam o caminho este sábado, no Cabo da Roca, em Sintra – o ponto mais ocidental da Europa continental.
Fabian e Yldau (que foram selecionados, entre mais de 2.000 candidatos, através de uma campanha que decorreu nas redes sociais) fazem várias paragens em Portugal. Depois do Cabo da Roca, seguem para Coimbra, chegam a Viana do Castelo na terça-feira, passando ainda pelo Porto no dia seguinte, terminando na Eurocidade Chaves-Verin. Depois, cruzam a fronteira para dar entrada em Espanha.
O grande objetivo desta iniciativa é contribuir para a reaproximação dos jovens europeus à União Europeia, ao mesmo tempo que se cria uma linha de comunicação, para abrir caminho a um diálogo genuíno sobre temas europeus e a uma reflexão sobre os interesses, preocupações e experiências da Geração Y. No final, os participantes vão ajudar à produção e promoção de um guia turístico europeu por/para jovens viajantes, denominado “99 coisas para fazer na Europa”.
A partida da Rota do Atlântico é no Cabo da Roca e termina quase um mês depois (a 16 de junho) em Roterdão, nos Países Baixos.
Conheça a Agenda da Rota do Atlântico:
- 19 de maio: chegada de Fabian e Yldau a Lisboa;
- 20 de maio: Cabo da Roca;
- 21 de maio: Coimbra;
- 22 de maio: Viana do Castelo;
- 23 de maio: Porto;
- 24 de maio: Chaves – Verin.
A Rota do Atlântico é a segunda a ser lançada, depois da Rota do Mediterrâneo. Seguem-se ainda a Rota do Danúbio, entre 23 de junho e 21 de julho, e, por fim, a Rota do Báltico, de 28 de julho a 25 de agosto.
A iniciativa é da Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e é vivida na primeira pessoa por oito jovens europeus, entre 14 de abril e 25 de agosto.
Este projeto pretende ser uma nova oportunidade para os participantes experienciarem e divulgarem o que representa a União Europeia (UE) e a sua atividade no terreno. Trata-se de uma jornada pela Europa, por quatro rotas que atravessam todo o continente. Cada uma das rotas é explorada por uma dupla de jovens de diferentes origens que partilham com a comunidade online as suas aprendizagens e histórias de viagem.
Em síntese:
- 4 viagens rodoviárias com a duração de cerca de um mês.
- 12 000 km no total, ao longo da Europa, em 4 regiões geográficas distintas.
- Figuras de influência a nível local (regioneers) juntam-se à viagem durante períodos breves para proporcionar aos viajantes e seguidores um banho de cultura local. Partilharão as atividades levadas a cabo com a sua comunidade em linha.
- Algumas personalidades (grands témoins) vão encontrar-se com os viajantes em locais emblemáticos e conversar sobre temas relevantes.
- Inclui atividades de voluntariado.
- Prevê flexibilidade de tempo para encontros espontâneos e excursões secundárias.
- Publicação de narrativas pelos viajantes nas plataformas de redes sociais, dirigidas aos seus pares.
- Após a viagem: um filme sobre a mesma e um guia turístico alternativo em linha (“99 coisas para fazer na Europa”).
Fonte: Rep. da CE em Portugal