px

Uma Europa que ouve os Cidadãos

Dez 12, 2018 | Notícias

Antes da reunião do Conselho Europeu, a Comissão Europeia publica um Relatório intercalar sobre os diálogos com os cidadãos e as consultas aos cidadãos.

 

O relatório baseia-se nos contributos dos cidadãos e alimentará os debates dos dirigentes da União Europeia no Conselho Europeu, de 13 e 14 de dezembro.

 

Desde o início da Comissão Juncker, foram realizados mais de 1 200 debates públicos informais nas câmaras municipais, universidades, fábricas e outros locais em toda a União Europeia, contando com a participação de 160 000 cidadãos de todas as nacionalidades, idades, raças, religiões e espetros políticos. A mensagem transmitida pelos cidadãos é categórica: os europeus querem desempenhar um papel ativo na definição do futuro da União.

 

De acordo com o relatório intercalar, cerca de dois terços dos europeus afirmam estar otimistas quanto ao futuro da União Europeia, a percentagem mais elevada desde 2009. A maioria dos cidadãos considera que a Europa é a chave para enfrentar os desafios que se colocam atualmente, nomeadamente as alterações climáticas, as questões económicas e sociais, as migrações e a segurança. Consideram que a Europa é um continente de valores, um projeto de paz e um espaço de liberdade e democracia onde os direitos fundamentais são respeitados.

 

Setenta e seis por cento dos inquiridos pensam que a UE é um espaço de estabilidade num mundo conturbado e pretendem que tanto a política externa como a política de defesa sejam comuns.

 

Embora muitos reconheçam as vantagens do euro (cerca de três quartos da população da área do euro apoiam a União Económica e Monetária), continuam a manifestar a sua preocupação quanto ao aumento dos preços e à instabilidade gerada pela falta de cumprimento das regras.

 

Os europeus gostariam de assistir a um maior grau de harmonização em domínios como o ambiente e a segurança alimentar. Pretendem uma economia dinâmica e reformas para tornar a União mais eficiente e transparente.

 

Próximas etapas

 

O relatório intercalar ontem publicado sobre o processo do Livro Branco será apresentado aos Estados-Membros no Conselho Europeu de dezembro de 2018. O relatório final será dado a conhecer na primeira Cimeira da UE a 27, a realizar em Sibiu, na Roménia, em 9 de maio de 2019, apenas algumas semanas antes das eleições para o Parlamento Europeu.

Mais informações disponíveis no website da CE.

Fonte: CE