px

União Europeia | Saiba quais são as Previsões Económicas do Outono 2020

Nov 5, 2020 | Notícias

 

A pandemia de coronavírus atingiu fortemente a economia mundial e europeia e teve repercussões económicas e sociais muito graves. A atividade económica europeia sofreu um duro golpe no primeiro semestre do ano, tendo registado embora um grande crescimento no terceiro trimestre com o levantamento gradual das medidas de confinamento. O recrudescimento da pandemia nas últimas semanas, que resultou na introdução de novas medidas de saúde pública destinadas a limitar a propagação do vírus, criou, no entanto, novas perturbações.

 

As previsões de crescimento hoje apresentadas, estão sujeitas a um grau de risco e incerteza extremamente elevado em virtude da situação epidemiológica.

 

Retoma suspensa e incompleta

 

De acordo com as previsões económicas do outono de 2020, a economia da área do euro registará uma contração de 7,8 % em 2020, seguindo-se um crescimento de 4,2 % em 2021 e de 3% em 2022. As previsões apontam para uma contração da economia da UE de 7,4 % em 2020, seguida de um crescimento de 4,1 % em 2021 e de 3 % em 2022. Comparativamente às previsões económicas do verão de 2020, as projeções de crescimento para a área do euro e para a UE são ligeiramente superiores em 2020 e inferiores em 2021. Não se espera que o produto da área do euro e da UE atinja em 2022 os níveis verificados antes da pandemia.

 

As repercussões económicas da pandemia variam consideravelmente de um Estado-Membro para outro e o mesmo acontece com as perspetivas de recuperação. Este estado de coisas reflete a propagação do vírus, o rigor das medidas de saúde pública adotadas para contê-lo, a composição setorial das economias nacionais e a firmeza das respostas políticas nacionais.

 

  • Aumento moderado da taxa de desemprego relativamente ao recuo da atividade económica.
  • Aumento provável do défice e da dívida pública.
  • Inflação moderada. Saiba mais aqui

 

Fonte: CE/MC