O Ministro do Planeamento, Nelson de Sousa, e o Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, assinam hoje, dia 26 de julho, os acordos relativos ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, entre Portugal e Comissão Europeia designado Recuperar Portugal. A cerimónia vai decorrer no salão nobre do Ministério das Finanças, pelas 15h00.
Perante os impactos da pandemia, foi elaborado o Plano de Recuperação e Resiliência, um instrumento estratégico de mitigação desse impacto económico e social, capaz de promover a convergência económica e a resiliência, contribuindo para assegurar o crescimento sustentável de longo prazo e para responder aos desafios da transição para uma sociedade mais ecológica e digital.
O Plano de Recuperação e Resiliência – PRR vai preparar o país para o futuro e reúne uma visão estratégia, reformas e investimentos estruturantes a implementar até 2026, de forma a promover uma recuperação transformativa, duradoura, justa, sustentável e inclusiva e evoluir para um país mais sustentável e mais digital.
Para financiar estes instrumentos de recuperação dos Estados-Membro a Comissão Europeia vai contrair empréstimos nos mercados de capitais para concretizar o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, avaliado em 672,5 mil milhões de euros bem como o elemento central do “Next Generation EU”, o fundo de 750 mil milhões de euros aprovado pelos líderes europeus, em julho de 2020, para a recuperação económica da Europa da crise provocada pela pandemia.
Fonte: Expresso / Observador / PRR – Recuperar Portugal