px

CESE | O nosso Clima, o nosso Futuro

Fev 12, 2021 | Notícias

A edição de 2021 do evento do Comité Económico e Social Europeu (CESE) para os jovens «A tua Europa, a tua voz» simulará a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP), oferecendo aos estudantes a oportunidade de propor medidas que permitam lidar com a crise climática e aproximar do objetivo de alcançar a neutralidade climática em 2050.

 

Desde 2010, a iniciativa «A tua Europa, a tua voz» tem trazido, anualmente, mais de 100 jovens estudantes e de 30 professores de toda a Europa a Bruxelas para debater temas da atualidade. A edição de 2021 do evento, que se realizará em 18 e 19 de março de forma totalmente virtual devido à COVID-19, terá como tema «O nosso clima, o nosso futuro!».

 

Trinta e três escolas participarão neste debate entre jovens, uma de cada um dos 27 Estados-Membros da União Europeia e dos cinco países candidatos (Macedónia do Norte, Sérvia, Turquia, Montenegro e Albânia), às quais se soma uma escola do Reino Unido, como prova tangível da vontade do CESE de se manter próximo da sociedade civil britânica.

 

Os resultados da 12.ª edição do evento «A tua Europa, a tua voz» serão partilhados com os decisores políticos internacionais no domínio do ambiente e promovidos em conferências em toda a Europa, nomeadamente o Encontro Europeu da Juventude do Parlamento Europeu, que se realizará no final de maio de 2021.

 

Enquanto os alunos estiverem ocupados com a simulação da COP, os professores participarão em sessões de informação em linha organizadas em cooperação com as três principais instituições da UE (Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho da UE), com o objetivo de consolidar o seu conhecimento sobre o trabalho da UE e dos recursos que esta tem à disposição da juventude e da educação.

 

Imagem Your Europe Your Say 2021

 

Paralelamente à iniciativa «A tua Europa, a tua voz», o CESE organizará uma campanha nas redes sociais (Instagram e Facebook) para sensibilizar os jovens para as alterações climáticas e incentivá-los a adotar um estilo de vida sustentável.

 

Fonte: CESE/MC