Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

13/10/2021

Cidadãos europeus continuam com perceção positiva da Política de Coesão

O último Inquérito Flash Eurobarómetro sobre o conhecimento e a perceção que os cidadãos têm da Política Regional revela que os níveis de sensibilização e perceção continuam a ser elevados.

 

Oito em cada dez europeus, que ouviram falar de projetos cofinanciados pela UE na área onde vivem (41 %), consideram que os projetos da UE têm um impacto positivo na sua cidade ou região.

 

Os níveis de sensibilização para os fundos da UE também são elevados - cerca de sete em cada dez inquiridos (69 %) ouviram falar de, pelo menos, um fundo de gestão partilhada (FEDER/FC, FSE, Interreg ou FTJ).

 

O novo Eurobarómetro analisou igualmente a resposta da União à pandemia de COVID-19 — quase sete em cada dez inquiridos (69 %) consideram que a política regional da UE apoia a recuperação económica no contexto da pandemia.

 

Quando questionados sobre domínios importantes para os investimentos da política regional da UE, 92 % dos europeus referem que a educação, a saúde ou as infraestruturas sociais são importantes para a sua cidade de região, seguidas do ambiente (91 %) e das energias renováveis e limpas (87 %).

 

De acordo com os inquiridos, a prioridade máxima é dada às regiões com elevado desemprego (69 %), zonas urbanas desfavorecidas (55 %) e zonas rurais ou de montanha remotas (54 %).

 

Consulte a Ficha Técnica relativa a PORTUGAL.

 

Esta edição do inquérito Eurobarómetro acompanhou se os projetos financiados pela UE contribuem para os sentimentos dos inquiridos enquanto cidadãos da UE.

 

Os resultados agregados mostram que cerca de seis em cada dez inquiridos consideram que os projetos os fazem sentir (mais) como um cidadão da UE (21 % contribuem em grande medida e 38 % em certa medida).

 

De acordo com o inquérito, a televisão nacional e a Internet são as fontes de informação mais frequentemente mencionadas sobre os projetos cofinanciados pela UE.

 

Desde o último inquérito, em 2019, a percentagem de inquiridos que mencionam a Internet aumentou, tornando-a uma fonte de informação tão importante como a televisão nacional.

 

Saiba mais:

 

| Página inicial do Eurobarómetro

| VÍDEO


| Ficha Técnica PORTUGAL


| Relatório - Sensibilização e perceção dos cidadãos para a política regional da UE

 

 

Fonte: FlashEurobarometro

Topo