px

Mais Ciência, Melhor Sociedade

Out 17, 2018 | Notícias

As sessões públicas de lançamento do Programa de Estímulo ao Emprego Científico 2018 vão ter lugar em Lisboa (Teatro Thalia), a 31 de outubro e no Porto (Biblioteca Almeida Garret), a 13 de novembro.

 

Trata-se de uma organização da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em colaboração com a Ciência Viva.

 

As sessões, a iniciar em Lisboa e no Porto, terão continuidade num ciclo de encontros em Centros Ciência Viva, a realizar a partir de novembro, em todo o país. Estas sessões, orientadas para os mais jovens e a população escolar, são abertas ao público.

 

Sobre os Encontros Mais Ciência, Melhor Sociedade

 

Os encontros Mais Ciência, Melhor Sociedade estão orientados para estimular a discussão da atividade científica e tecnológica dos novos investigadores contratados no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Cientifico. Trata-se de uma estratégia para a próxima década, com especial impacto na concretização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta iniciativa concretiza ainda um ciclo de sessões públicas sobre a participação nacional no 9.º Programa Quadro Europeu para a Investigação e Inovação, 2021-2027, Horizon Europe.

 

A convergência para a Europa do conhecimento mobilizou o país, nos últimos anos, para um aumento considerável do investimento público e privado, bem como do número de investigadores. O esforço nacional vai concretizar-se na conjugação da capacidade e dos interesses da comunidade científica com as necessidades dos cidadãos, das empresas, e das organizações civis. Este esforço parte de programas como os Laboratórios de Participação Pública, assegurados pela Ciência Viva, e as agendas mobilizadoras de investigação e inovação, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Agência Nacional de Inovação.

 

Os encontros Mais Ciência, Melhor Sociedade representam um esforço continuado de investigadores e docentes para reforçar o diálogo entre as comunidades científica e académica e a sociedade portuguesa, através de um processo contínuo e sistemático para estimular a  produção e a difusão do conhecimento em estreita relação com os grandes desafios sociais e com o desenvolvimento de Portugal no contexto global.

 

Mais Ciência, Melhor Sociedade inclui sessões de apresentação da atividade científica dos novos investigadores, da sua experiência e expectativas, e ainda a apresentação de planos de emprego científico por responsáveis institucionais.

 

As apresentações que integram os programas dos encontros Mais Ciência, Melhor Sociedade são asseguradas por investigadores e responsáveis de instituições apoiadas no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Cientifico em 2018, abrangendo:

 

  • 500 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas e em quatro categorias contratuais: i) 276 contratos de Investigador Júnior; ii) 154 de Investigador Auxiliar; iii) 66 de Investigador Principal; e iv) 4 de Investigador Coordenador;
  • 400 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas no âmbito de 58 planos de emprego científico por instituições e/ou consórcios de instituições;
  • Mais de 3600 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas no âmbito de novos projetos de I&D e da aplicação do novo regime legal de estímulo ao emprego científico.

 
A monitorização em permanência do programa de estímulo ao emprego científico tem sido concretizada através do Observatório do Emprego Científico, com atualizações sistemáticas divulgadas pela internet.
 
Toda a informações disponível em https://www.maiscienciamelhorsociedade.pt/
Fonte: FCT