Formação e Capacitação
A formação e a capacitação constituem instrumentos essenciais para o desenvolvimento de competências, a valorização das pessoas e o reforço da capacidade institucional, contribuindo para organizações mais preparadas para responder aos desafios atuais e futuros.
A Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C) promove a qualificação dos seus trabalhadores e, simultaneamente, desenvolve uma intervenção mais ampla de capacitação dirigida ao Ecossistema dos Fundos em Portugal.
Nesta área são disponibilizados dois instrumentos de planeamento complementares: os Planos de Formação da AD&C, dirigidos aos seus trabalhadores, e os Planos Plurianuais de Capacitação da Academia dos Fundos, orientados para o desenvolvimento e reforço das competências dos diferentes intervenientes do Ecossistema dos Fundos.
A Academia dos Fundos constitui uma iniciativa estruturante de capacitação do Ecossistema dos Fundos, coordenada pela AD&C, que procura responder, de forma estruturada e contínua, às necessidades de capacitação identificadas. Para esse efeito, promove ações de formação e capacitação técnica e transversal, a partilha de conhecimento e de boas práticas e a produção e disponibilização de conteúdos e recursos de aprendizagem, apoiando-se igualmente numa Plataforma Digital da Academia dos Fundos, enquanto instrumento de suporte à aprendizagem e à disseminação do conhecimento.
Os Planos Plurianuais de Capacitação da Academia dos Fundos concretizam esta abordagem, identificando as prioridades, áreas temáticas e ações a desenvolver em cada período, num modelo que valoriza a colaboração entre a AD&C e os diferentes atores do Ecossistema dos Fundos.
Planos de Formação da AD&C
Os Planos de Formação da AD&C constituem o instrumento de planeamento da formação profissional dos seus trabalhadores, procurando responder às necessidades de desenvolvimento de competências identificadas e contribuir para a prossecução dos objetivos estratégicos e operacionais da organização.
Planos Plurianuais de Capacitação da Academia dos Fundos
Os Planos Plurianuais de Capacitação da Academia dos Fundos estabelecem a estratégia e as iniciativas de capacitação dirigidas ao Ecossistema dos Fundos, promovendo o reforço e a atualização das competências dos diferentes intervenientes na implementação dos Fundos Europeus em Portugal.
