Estão abertas as candidaturas a Projetos Experimentais de Inovação, no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação na Gestão Pública (SIIGeP).
Os Projetos Experimentais de Inovação são iniciativas delimitadas no tempo, configuradas como testes a novos conceitos, projetos-piloto ou protótipos, que visam aferir a viabilidade de novos modelos de gestão com objetivos concretos de melhoria do funcionamento dos serviços públicos nos domínios da valorização dos recursos humanos, dos ambientes de trabalho e do desenvolvimento de modelos de gestão.
- Valorização dos recursos humanos
Podem ter, designadamente, uma ou mais das seguintes finalidades:
– Implementação de sistemas de aprendizagem ao longo da vida, privilegiando o desenvolvimento de competências em contexto real de trabalho e através da gestão dinâmica dos percursos profissionais;
– Motivação dos trabalhadores através do desenvolvimento de metodologias de envolvimento e participação dos mesmos na melhoria do funcionamento dos serviços;
– Desenvolvimento de uma cultura organizacional pró-ativa e criativa, nomeadamente conferindo maior autonomia aos trabalhadores e às equipas;
– Desenvolvimento de metodologias de captura, gestão e transferência de conhecimento, em particular a transferência intergeracional;
– Implementação de formas de reconhecimento do mérito dos trabalhadores que colaborem na concretização de iniciativas com resultados relevantes para o serviço.
- Ambientes de trabalho
Podem ter, designadamente, uma ou mais das seguintes finalidades:
– Promoção da melhoria das condições da vida dos trabalhadores, nomeadamente através de instrumentos de conciliação da vida profissional e pessoal;
– Melhoria do bem-estar no trabalho, através de programas de saúde ocupacional;
– Melhoria da gestão das ausências motivadas por doença ou acidente de trabalho.
Desenvolvimento de modelos de gestão
Podem ter, designadamente, uma ou mais das seguintes finalidades:
– Desenvolvimento de metodologias de trabalho colaborativo e gestão transversal, dentro de uma entidade, entre entidades da mesma área governativa ou entre entidades de diversas áreas governativas e outras administrações públicas;
– Simplificação de processos;
– Melhoria da articulação entre o planeamento e gestão das atividades e o orçamento.
Podem candidatar-se as equipas da administração central direta e indireta, responsáveis pela formulação e execução das iniciativas de inovação na gestão, entendendo-se por “equipa” o conjunto de dirigentes e trabalhadores de um ou mais órgãos, serviços ou unidades orgânicas, individualmente identificados na candidatura. Apenas são elegíveis candidaturas que, visando objetivos concretos de melhoria de funcionamento dos serviços, se enquadrem nas áreas definidas. Consulte o Regulamento e Candidate o seu projeto.
Mais informações sobre o SIIGeP disponíveis no website do INA.
Fonte: INA