px

Regiões portuguesas melhoraram o seu desempenho em competitividade

Mar 27, 2023 | Notícias

Quão competitiva é a sua região? A Comissão Europeia publicou o Índice de Competitividade Regional (ICR), numa versão totalmente revista, que mostra que as regiões de Portugal, melhoraram o seu desempenho.

O ICR 2.0 mostra que ainda existem grandes diferenças entre as regiões da UE, mas também que as regiões menos desenvolvidas têm vindo a melhorar a sua competitividade e estão a recuperar o atraso.

No sul da UE, por exemplo, as regiões de Portugal, Espanha e a maior parte da Grécia melhoraram o seu desempenho (embora esta última a partir de níveis muito baixos), embora a maioria das regiões de Itália e Chipre afastou-se da média da UE.

O índice mostra também que as regiões de Utrecht, Zuid-Holland e a região da capital francesa de Île-de-France são as regiões mais competitivas da UE. Os valores mais baixos continuam a concentrar-se nas regiões menos desenvolvidas dos Estados-Membros da UE Oriental.

Entre as edições de 2019 e 2022, a maioria das regiões orientais da UE continuou a recuperar o atraso, incluindo nos Estados Bálticos, na Croácia, na Hungria, na Polónia e na Eslovénia. No entanto, partes da República Checa, Roménia, Eslováquia e Bulgária afastaram-se ainda mais da média da UE.

As regiões das capitais são as mais competitivas em todos os Estados-Membros, com exceção da Alemanha, Itália e Países Baixos. O fosso em relação às outras regiões pode ser grande e é particularmente elevado em França, na Roménia e na Eslováquia.

Países mais competitivos tendem a ter uma diferença menor entre sua região da capital e as outras regiões.

Tal sublinha que as políticas públicas e os investimentos devem promover a convergência ascendente, que ajudam as regiões menos competitivas a melhorar o seu desempenho e a recuperar o atraso, assegurando simultaneamente que as regiões mais competitivas continuem a prosperar.

Os resultados do RCI 2.0 mostram como as regiões da UE ainda precisam do apoio da UE para melhorar a sua competitividade e reduzir as disparidades entre elas.

A política de coesão é a principal política de investimento da UE para apoiar as regiões no que diz respeito à criação de emprego, à competitividade das empresas, ao crescimento económico, ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Saiba mais:

 

Fonte: CE